A Voge dá um grande passo evolutivo na sua trail adventure, adotando o novo motor bicilíndrico em linha 525, que já foi estreado no modelo neo-retro 525 ACX, com importantes melhorias mais focadas na sua utilização mista em terra/asfalto e, sobretudo, recorrendo a componentes de marcas tão reputadas como a KYB, Nissin ou Metzeler, com o objetivo de se converter na melhor opção do mercado para a carta A2 limitada a 35 kW.
A Voge, marca premium do gigante Loncin, volta a demonstrar a sua capacidade com o novo modelo 525 DSX de orientação trail adventure, que representa uma importante evolução face à já conhecida 500DS/DSX.
A principal melhoria encontra-se no seu propulsor 525, que viu o seu interior ser revisto a fundo para alcançar o melhor rendimento do mercado no segmento A2-35 kW. As cotas internas do bicilíndrico em linha foram atualizadas para umas dimensões ‘quadradas’, o que acontece com o diâmetros dos pistões e o seu curso se igualam, neste caso a 68 mm. Com isto, a cilindrada do motor aumenta desde os 471 cc do seu antecessor para os 494 cc, conservando a sua característica cabeça de quatro válvulas com duas árvores de cames, ainda que completamente revista com diferentes condutas, válvulas, distribuição e uma taxa de compressão que cresce dos 10,7 para 11,5:1. Também as relações da sua caixa de seis velocidades foram adaptadas às novas características do motor.
Se bem que todas estas alterações não afetem o aumento da potência máxima, logicamente por o modelo ser dirigido principalmente ao público com carta A2, limitada a 35 kW ou 47,6 cv, o facto é que recebeu um notável aumento do binário máximo, que atinge os 44,5 Nm com uma curva de entrega linear desde os baixos regimes, complementada com dois modos de condução, Standard e Sport. Para além disto, inclui controlo de tração (TCS) desconectável e embraiagem deslizante.
A nova trail adventure reforça o seu comportamento em pisos de terra com jantes de raios de 19/17 polegadas, calçadas de série com pneus tubeless (sem câmara de ar) Metzeler, de estrutura radial e com seções de 110/80 no trem dianteiro e de 150/79 no traseiro.
O procedimento habitual da Voge em empregar componentes de marcas de topo também se estende às suspensões, contanto com uma forquilha invertida e regulável de 41 mm com 150 mm de curso e fornecida pela casa japonesa KYB, juntamente com um monoamortecedor também regulável e da mesma marca, com funcionamento progressivo conseguido pelas bielas entre a fixação inferior e o braço oscilante em alumínio.
No que respeita a travões, confia-se num conjunto de duplo disco dianteiro de 298 mm e um traseiro de 240 mm, mordidos em ambos os casos por pinças flutuantes japonesas Nissin de pistão duplo e simples, respetivamente. Completa a dotação do sistema de travagem um modulador ABS com três níveis de intervenção e desconectável na roda traseira, para se adaptar aos diferentes terrenos a que se dirige a 525 DSX,
O desenho da nova Voge 525 DSX impressiona desde o primeiro olhar por uma envergadura que aparenta pertencer a uma motor de maior cilindrada, acompanhada por uma típica zona frontal de estilo ‘africano’ com um guarda-lamas dianteiro tipo ‘bico de pato’ e ecrã regulável em duas posições de altura. O seu grande tamanho contrasta com uma altura do assento ao solo de apenas 830 mm (uma das mais baixas da sua categoria) que, juntamente com o depósito estreito na zona da zona da sua união com o assento, permite ao condutor chegar ao solo apoiando-se com ambos os pés.
Na utilização off-road que foi potenciada, a 525 DSX destaca-se por contar com proteções laterais que protegem o motor e as carenagens em caso de queda, proteções de mãos no guiador, saída elevada do silenciador de escape e descanso central, para além do lateral, para facilitar as tarefas de manutenção ou reparação.
Mas a moto também está adaptada ao asfalto. Para além do para-brisas regulável manualmente em duas posições sem recurso a ferramentas, a 525 DSX conta com iluminação Full LED com o extra dos faróis de nevoeiro, ecrã LCD de 7’’ a cores, monitorização em tempo real da pressão dos pneus, com alertas por esvaziamento rápido ou sobreaquecimento, controlo de tração, conectividade Bluetooth com o telefone móvel e sistema de navegação com indicações por setas e tomadas de corrente USB (5V) e de isqueiro (12V) em ambos os lados da carenagem.
A 525 DSX está pronta para enfrentar viagens de longo curso, mesmo a dois, dispondo de um grande depósito com capacidade para 16,5 litros de combustível, com o que se alcança uma autonomia mínima de 350 km sem abastecer. A sua grelha porta-bagagens traseira estão prontas para receber um top case e malas laterais onde transportar bagagem.
A nova Voge 525 DSX começou a sua distribuição na rede de pontos de venda em Portugal, sendo disponibilizada nas cores azul e cinzento ao excecional preço de lançamento de 6.595€ (PVP original e 6.995€) e com opção por um jogo de malas e top case originais em alumínio no valor de 1.300€ com um desconto de 50%: 650€. Tudo isto com os 5 anos de garantia que a Voge oferece em toda a sua gama de motos.
Link video corporativos:
https://www.youtube.com/watch?v=7n-kNBMW-Jc
https://www.youtube.com/watch?v=4mmekm3xn5c
https://www.youtube.com/watch?v=c0JAIJ2ikG4
Características técnicas
MOTOR | |
Tipo | Bicilíndrico em linha, quatro tempos, refrigeração líquida, dupla árvore de cames DOHC, quatro válvulas por cilindro |
Diâmetro x curso | 68×68 mm |
Alimentação | Injeção eletrónica |
Cilindrada | 494 cc |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Potência máxima | 47,5 CV às 8.500 rpm |
Binário motor máximo | 44,5 Nm às 7.000 rpm |
Emissões de CO2 | 90 g/km |
Embraiagem | Multidisco em banho de óleo |
Caixa | 6 velocidades |
CICLÍSTICA | |
Tipo | Multitubular em aço com braço oscilante em alumínio |
Suspensão dianteira | Forquilha invertida KYB de 41 mm. Curso de 150 mm |
Suspensão traseira | Monoamortecedor KYB com bielas. Curso de 71 mm |
Travão dianteiro | Duplo disco de 298 mm Nissin com pinças flutuantes de duplo pistão. ABS com três níveis |
Travão traseiro | Disco de 240 mm Nissin com pinça de pistão simples. ABS com três níveis e desconectável |
Pneu dianteiro | 110/80-R19 Metzeler Tourance |
Pneu traseiro | 150/70-R17 Metzeler Tourance |
DIMENSÕES E PESO | |
Comprimento máximo | 2.215 mm |
Largura máxima | 840 mm |
Altura máxima | 1.365 mm |
Altura do assento | 830 mm |
Distância entre eixos | 1.450 mm |
Capacidade do depósito de combustível | 16,5 l |
Peso a seco | 190 kg |