Nova VOGE 525DSX – Referência aventureira

A Voge dá um grande passo evolutivo na sua trail adventure, adotando o novo motor bicilíndrico em linha 525, que já foi estreado no modelo neo-retro 525 ACX, com importantes melhorias mais focadas na sua utilização mista em terra/asfalto e, sobretudo, recorrendo a componentes de marcas tão reputadas como a KYB, Nissin ou Metzeler, com o objetivo de se converter na melhor opção do mercado para a carta A2 limitada a 35 kW.

A Voge, marca premium do gigante Loncin, volta a demonstrar a sua capacidade com o novo modelo 525 DSX de orientação trail adventure, que representa uma importante evolução face à já conhecida 500DS/DSX.

A principal melhoria encontra-se no seu propulsor 525, que viu o seu interior ser revisto a fundo para alcançar o melhor rendimento do mercado no segmento A2-35 kW. As cotas internas do bicilíndrico em linha foram atualizadas para umas dimensões ‘quadradas’, o que acontece com o diâmetros dos pistões e o seu curso se igualam, neste caso a 68 mm. Com isto, a cilindrada do motor aumenta desde os 471 cc do seu antecessor para os 494 cc, conservando a sua característica cabeça de quatro válvulas com duas árvores de cames, ainda que completamente revista com diferentes condutas, válvulas, distribuição e uma taxa de compressão que cresce dos 10,7 para 11,5:1. Também as relações da sua caixa de seis velocidades foram adaptadas às novas características do motor.

Se bem que todas estas alterações não afetem o aumento da potência máxima, logicamente por o modelo ser dirigido principalmente ao público com carta A2, limitada a 35 kW ou 47,6 cv, o facto é que recebeu um notável aumento do binário máximo, que atinge os 44,5 Nm com uma curva de entrega linear desde os baixos regimes, complementada com dois modos de condução, Standard e Sport. Para além disto, inclui controlo de tração (TCS) desconectável e embraiagem deslizante.

A nova trail adventure reforça o seu comportamento em pisos de terra com jantes de raios de 19/17 polegadas, calçadas de série com pneus tubeless (sem câmara de ar) Metzeler, de estrutura radial e com seções de 110/80 no trem dianteiro e de 150/79 no traseiro.

O procedimento habitual da Voge em empregar componentes de marcas de topo também se estende às suspensões, contanto com uma forquilha invertida e regulável de 41 mm com 150 mm de curso e fornecida pela casa japonesa KYB, juntamente com um monoamortecedor também regulável e da mesma marca, com funcionamento progressivo  conseguido pelas bielas entre a fixação inferior e o braço oscilante em alumínio.

No que respeita a travões, confia-se num conjunto de duplo disco dianteiro de 298 mm e um traseiro de 240 mm, mordidos em ambos os casos por pinças flutuantes japonesas Nissin de pistão duplo e simples, respetivamente. Completa a dotação do sistema de travagem um modulador ABS com três níveis de intervenção e desconectável na roda traseira, para se adaptar aos diferentes terrenos a que se dirige a 525 DSX,

O desenho da nova Voge 525 DSX impressiona desde o primeiro olhar por uma envergadura que aparenta pertencer a uma motor de maior cilindrada, acompanhada por uma típica zona frontal de estilo ‘africano’ com um guarda-lamas dianteiro tipo ‘bico de pato’ e ecrã regulável em duas posições de altura. O seu grande tamanho contrasta com uma altura do assento ao solo de apenas 830 mm (uma das mais baixas da sua categoria) que, juntamente com o depósito estreito na zona da zona da sua união com o assento, permite ao condutor chegar ao solo apoiando-se com ambos os pés.

Na utilização off-road que foi potenciada, a 525 DSX destaca-se por contar com proteções laterais que protegem o motor e as carenagens em caso de queda, proteções de mãos no guiador, saída elevada do silenciador de escape e descanso central, para além do lateral, para facilitar as tarefas de manutenção ou reparação.

Mas a moto também está adaptada ao asfalto. Para além do para-brisas regulável manualmente em duas posições sem recurso a ferramentas, a 525 DSX conta com iluminação Full LED com o extra dos faróis de nevoeiro, ecrã LCD de 7’’ a cores, monitorização em tempo real da pressão dos pneus, com alertas por esvaziamento rápido ou sobreaquecimento, controlo de tração, conectividade Bluetooth com o telefone móvel e sistema de navegação com indicações por setas e tomadas de corrente USB (5V) e de isqueiro (12V) em ambos os lados da carenagem.

A 525 DSX está pronta para enfrentar viagens de longo curso, mesmo a dois, dispondo de um grande depósito com capacidade para 16,5 litros de combustível, com o que se alcança uma autonomia mínima de 350 km sem abastecer. A sua grelha porta-bagagens traseira estão prontas para receber um top case e malas laterais onde transportar bagagem.

A nova Voge 525 DSX começou a sua distribuição na rede de pontos de venda em Portugal, sendo disponibilizada nas cores azul e cinzento ao excecional preço de lançamento de 6.595€ (PVP original e 6.995€) e com opção por um jogo de malas e top case originais em alumínio no valor de 1.300€ com um desconto de 50%: 650€. Tudo isto com os 5 anos de garantia que a Voge oferece em toda a sua gama de motos.

Link video corporativos:

https://www.youtube.com/watch?v=7n-kNBMW-Jc

https://www.youtube.com/watch?v=4mmekm3xn5c

https://www.youtube.com/watch?v=c0JAIJ2ikG4

Características técnicas

MOTOR
Tipo Bicilíndrico em linha, quatro tempos, refrigeração líquida, dupla árvore de cames DOHC, quatro válvulas por cilindro
Diâmetro x curso 68×68 mm
Alimentação Injeção eletrónica
Cilindrada 494 cc
Taxa de compressão 11,5:1
Potência máxima 47,5 CV às 8.500 rpm
Binário motor máximo 44,5 Nm às 7.000 rpm
Emissões de CO2 90 g/km
Embraiagem Multidisco em banho de óleo
Caixa 6 velocidades
CICLÍSTICA
Tipo Multitubular em aço com braço oscilante em alumínio
Suspensão dianteira Forquilha invertida KYB de 41 mm. Curso de 150 mm
Suspensão traseira Monoamortecedor KYB com bielas. Curso de 71 mm
Travão dianteiro Duplo disco de 298 mm Nissin com pinças flutuantes de duplo pistão. ABS com três níveis
Travão traseiro Disco de 240 mm Nissin com pinça de pistão simples. ABS  com três níveis e desconectável
Pneu dianteiro 110/80-R19 Metzeler Tourance
Pneu traseiro 150/70-R17 Metzeler Tourance
DIMENSÕES E PESO
Comprimento máximo 2.215 mm
Largura máxima 840 mm
Altura máxima 1.365 mm
Altura do assento 830 mm
Distância entre eixos 1.450 mm
Capacidade do depósito de combustível 16,5 l
Peso a seco 190 kg
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
500DS
300DS
300 RALLY
525R
500R
300R
125R
525ACX
525AC
500AC
350AC
300ACX
300AC
SR4 Max T
SR4 Max
SR1 ADV
SR1
ER10
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
500DS
300DS
300 RALLY
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
500DS
300DS
300 RALLY