Sem margem para dúvidas, a nova 650DS vai converter-se no modelo mais desejado da Voge, e não apenas pela sua atrativa estética de Trail Aventura, elevado nível de equipamento ou componentes de primeira qualidade, mas também por empregar um motor mítico na faixa de cilindrada dos 650 cc. O novo modelo chegará aos pontos de venda Voge no próximo mês de julho com um preço promocional de lançamento. É altura de reservares a tua unidade!
A Loncin, a casa-mãe a que a Voge pertence como marca premium do grupo, deu-se a conhecer a nível mundial por produzir a mecânica monocilíndrica de 650 cc. Originalmente, este grupo propulsor foi desenvolvido e produzido pela firma austríaca Rotax, mas desde 2007 que se mudou o seu fabrico para a fábrica de Chongqing.
Este motor não só alcançou a fama pela sua robustez e fiabilidade mecânica, mas também por ter ganho por duas vezes rali Paris-Dakar, nas edições de 1999 e 2000 pelo piloto francês Richard Sainct, demonstrando as suas excelentes qualidades em todo-o-terreno. Este motor foi empregue também pela Aprilia na sua Pegaso 650. Trata-se de um compacto monocilíndrico de 652 cc com refrigeração líquida a cabeça com duas árvores de cames (DOHC) que atuam sobre as suas 4 válvulas. Para a nova utilização que lhe é dada na Voge 650DS, a Loncin limitou a sua potência a 47,5 CV às 6.750 rpm, exatamente no limite dos 35 kW permitidos aos utilizadores com carta A2, oferecendo um generoso binário máximo de 60 NM às 5500 rpm, tudo isto cumprindo com a homologação antipoluição Euro 5.
A nova Voge 650DS que emprega este motor recorre a um quadro multitubular em forma de diamante com sub-quadro posterior desmontável para facilitar a sua acessibilidade mecânica, situando o assento do condutor na sua zona central numa posição muito baixa (850 mm de altura) para permitir chegar com facilidade ao solo, fundamental na altura em que é necessário apoio para zonas ‘off-road’ de grande dificuldade, como trialeiras ou troços de pedras soltas. Este quadro é complementado com proteções laterais e uma placa protetora que cobre a parte inferior do tubo de escape e os cárteres do motor contra os típicos impactos da condução ‘off-road’.
Esteticamente conseguiram-se formas muito funcionais e atrativas, ao estilo ‘Adventure’, com um depósito anatómico com capacidade para 18 litros de que se prolonga para a frente, formando um frontal ‘bico de pato’ sobre o qual se apoia o farol de dupla ótico Full LED e um para-brisas regulável em altura através de uma maçaneta.
Por detrás do assento do condutor eleva-se a maior altura o do passageiro, terminando num porta-bagagens de superfície plana que integra as pegas laterais. O escape eleva-se sobre o lado esquerdo, terminando num silenciador de aço inoxidável.
A parte ciclística da 650DS fica completa com suspensões assinadas pela marca japonesa Kayaba, confiadas no trem dianteiro a uma forquilha invertida com bainhas de 41 mm de secção e 180 mm de curso, enquanto, no trem posterior, temos um amortecedor óleo-pneumático com bielas (progressividade variável).
Para reforçar o seu comportamento na terra, sem sacrificar um uso combinado em estrada, são empregues jantes de 19 e 17 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR, uma excelente escolha para essa utilização mista. As jantes são em liga leve com 10 braços na Voge 650DS e de raios na versão DSX.
Continuando com este elenco de componentes de alta qualidade, a Voge 500 DS confia o sistema de travagem à prestigiada marca japonesa Nissin. Na roda dianteira são empregues dois discos flutuantes de 298 mm com pinças de duplo pistão, enquanto na traseira se utiliza um disco de 240 mm com a correspondente pinça de pistão simples. Estes travões completam-se com um modulador ABS de dois canais independentes que, pensando no seu uso off-road, conta com um interruptor para o desligar, junto ao grupo de comutadores direito.
Também não podemos deixar de mencionar o painel de instrumentos, baseado num ecrã TFT a cores de grande tamanho com sensor crepuscular, que inverte automaticamente o fundo branco ou negro consoante a iluminação exterior. A informação que inclui é a mais completa da sua categoria, destacando-se a indicação de consumos, voltímetro, pressão dos pneus com alarme de esvaziamento, níveis gráficos da temperatura do líquido de refrigeração e do nível combustível, conta-rotações gráfico, relógio e ligação Bluetooth com o telemóvel, mostrando no ecrã as chamadas de entrada.
A Onetrón Motos, sociedade pertencente ao grupo Onex e responsável da Voge para Portugal e Espanha, pensa também na utilização aventureira da 650DS e DSX para viagens de longo curso, disponibilizando um conjunto de malas originais em alumínio de alta qualidade com os correspondentes suportes. A mala lateral esquerda protege a saída de escape e conta com uma capacidade de 29 litros, enquanto a direita aumenta até aos 37 litros e a top case conta com outros 33 litros. O conjunto de três malas em alumínio com os suportes correspondentes tem um preço de tabela de 1200 €, mas são disponibilizadas em promoção de lançamento por apenas 700 €.
A nova 650DS estará disponível nos pontos de venda a partir do próximo mês de julho a um preço de lançamento de 7.045€ para a versão DS (preço de tabela 7.395€), enquanto a variante DSX com jantes de raios será comercializada por 7.345€ (7.695 € de tabela).
650DS | 650DSX | |
Tipo de quadro | Multitubular | Multitubular |
Peso em ordem de marcha (kg) | 219 | 219 |
Distância entre eixos (mm) | 1485 | 1485 |
Altura do assento (mm) | 820 | 820 |
Distância livre ao solo (mm) | ||
Comprimento x largura x altura (mm) | 2155 x 850 x 1390 | 2155 x 850 x 1390 |
Ângulo da coluna de direção (º) | 27 | 27 |
Trail (mm) | ——– | ——– |
Número de cilindros | 1, DOHC | 1, DOHC |
Diâmetro x curso (mm) | 100 x 83 | 100 x 83 |
Refrigeração | Líquida | Líquida |
Cilindrada (cc) | 652 | 652 |
Alimentação | Injeção eletrónica | Injeção eletrónica |
Motor, distribuição | Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas | Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas |
Taxa de compressão | 11,5:1 | 11,5:1 |
Potência máxima (cv/rpm) | 47,5/6750 | 47,5/6750 |
Velocidade máxima (km/h) | 160 | 160 |
Binário máximo (Nm/rpm) | 60,0/5500 | 60,0/5500 |
Emissões de Co2 (gr/km) | 96 | 96 |
Embraiagem | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo |
Transmissão secundária | Corrente | Corrente |
Caixa de velocidades | 5 velocidades: | 5 velocidades: |
Relação total de caixa | 1ª: 15,724 2ª: 10,007 3ª: 7,507 | 1ª: 15,724 2ª: 10,007 3ª: 7,507 |
4ª: 5,976 5ª: 5,03 | 4ª: 5,976 5ª: 5,03 | |
Sistema de arranque | Elétrico | Elétrico |
Roda dianteira | Metzeler 110/80R19 M/C 59H, Jante de liga leve | Pirelli 110/80R19 M/C 59H, Jante de raios |
Roda traseira | Metzeler 150/70R17 M/C 69V, Jante de liga leve | Pireli 150/70R17 M/C 69V, Jante de raios |
Suspensão dianteira | Forquilha invertida de 41 mm, 179,5 mm de curso | Forquilha invertida de 41 mm, 179,5 mm de curso |
Suspensão traseira | Amortecedor com bielas, 58 mm de curso | Amortecedor com bielas, 58 mm de curso |
Travão dianteiro | Nissin, duplo disco flutuante (298 mm), pinças de 2 pistões (ABS) | Nissin, duplo disco flutuante (298 mm), pinças de 2 pistões (ABS) |
Travão traseiro | Disco (240 mm), pinça de 1 pistão (ABS) | Disco (240 mm), pinça de 1 pistão (ABS) |
Depósito de combustível (L)/reserva | 18 / — | 18 / — |
Consumo (L/100 km) | 4,2 | 4,2 |
Sistema de ignição | ECU | ECU |
Capacidade da bateria (V/Ah) | 12V/12Ah, 350w | 12V/12Ah, 350w |
Instrumentação | Velocímetro digital | Velocímetro digital |
Conta-quilómetros total e parcial digital | Conta-quilómetros total e parcial digital | |
Conta-rotações digital | Conta-rotações digital | |
Medidor de nível de gasolina digital | Medidor de nível de gasolina digital | |
Indicador de avaria de injeção | Indicador de avaria de injeção | |
Indicador de avaria do ABS | Indicador de avaria do ABS | |
Indicador de mudança engrenada | Indicador de mudança engrenada | |
Indicador de temperatura alta do motor | Indicador de temperatura alta do motor | |
Indicador de baixa pressão do óleo | Indicador de baixa pressão do óleo | |
Medidor de tensão da bateria | Medidor de tensão da bateria | |
Medidor de temperatura do motor | Medidor de temperatura do motor | |
Medidor de temperatura ambiente | Medidor de temperatura ambiente | |
Bluetooth | Bluetooth | |
Relógio | Relógio | |
Medidor de consumo médio | Medidor de consumo médio | |
Medidor de pressão dos pneus | Medidor de pressão dos pneus | |
Equipamento | Descanso lateral e central | Descanso lateral e central |
Kit de ferramentas | Kit de ferramentas | |
Interruptor de sinais de luzes | Interruptor de sinais de luzes | |
Interruptor de descanso lateral | Interruptor de descanso lateral | |
Interruptor de paragem de emergência | Interruptor de paragem de emergência | |
Manete de travão regulável | Manete de travão regulável | |
Iluminação Full LED | Iluminação Full LED | |
Tomada USB | Tomada USB | |
Grelha porta-bagagens traseira | Grelha porta-bagagens traseira | |
Gancho para capacete sob o assento | Gancho para capacete sob o assento | |
ABS traseiro desconectável | ABS traseiro desconectável |