Nova VOGE 650DS/DSX – Coração de ouro

Sem margem para dúvidas, a nova 650DS vai converter-se no modelo mais desejado da Voge, e não apenas pela sua atrativa estética de Trail Aventura, elevado nível de equipamento ou componentes de primeira qualidade, mas também por empregar um motor mítico na faixa de cilindrada dos 650 cc. O novo modelo chegará aos pontos de venda Voge no próximo mês de julho com um preço promocional de lançamento. É altura de reservares a tua unidade!

A Loncin, a casa-mãe a que a Voge pertence como marca premium do grupo, deu-se a conhecer a nível mundial por produzir a mecânica monocilíndrica de 650 cc. Originalmente, este grupo propulsor foi desenvolvido e produzido pela firma austríaca Rotax, mas desde 2007 que se mudou o seu fabrico para a fábrica de Chongqing.

Este motor não só alcançou a fama pela sua robustez e fiabilidade mecânica, mas também por ter ganho por duas vezes rali Paris-Dakar, nas edições de 1999 e 2000 pelo piloto francês Richard Sainct, demonstrando as suas excelentes qualidades em todo-o-terreno. Este motor foi empregue também pela Aprilia na sua Pegaso 650. Trata-se de um compacto monocilíndrico de 652 cc com refrigeração líquida a cabeça com duas árvores de cames (DOHC) que atuam sobre as suas 4 válvulas. Para a nova utilização que lhe é dada na Voge 650DS, a Loncin limitou a sua potência a 47,5 CV às 6.750 rpm, exatamente no limite dos 35 kW permitidos aos utilizadores com carta A2, oferecendo um generoso binário máximo de 60 NM às 5500 rpm, tudo isto cumprindo com a homologação antipoluição Euro 5.

A nova Voge 650DS que emprega este motor recorre a um quadro multitubular em forma de diamante com sub-quadro posterior desmontável para facilitar a sua acessibilidade mecânica, situando o assento do condutor na sua zona central numa posição muito baixa (850 mm de altura) para permitir chegar com facilidade ao solo, fundamental na altura em que é necessário apoio para zonas ‘off-road’ de grande dificuldade, como trialeiras ou troços de pedras soltas. Este quadro é complementado com proteções laterais e uma placa protetora que cobre a parte inferior do tubo de escape e os cárteres do motor contra os típicos impactos da condução ‘off-road’.

Esteticamente conseguiram-se formas muito funcionais e atrativas, ao estilo ‘Adventure’, com um depósito anatómico com capacidade para 18 litros de que se prolonga para a frente, formando um frontal ‘bico de pato’ sobre o qual se apoia o farol de dupla ótico Full LED e um para-brisas regulável em altura através de uma maçaneta.

Por detrás do assento do condutor eleva-se a maior altura o do passageiro, terminando num porta-bagagens de superfície plana que integra as pegas laterais. O escape eleva-se sobre o lado esquerdo, terminando num silenciador de aço inoxidável.

A parte ciclística da 650DS fica completa com suspensões assinadas pela marca japonesa Kayaba, confiadas no trem dianteiro a uma forquilha invertida com bainhas de 41 mm de secção e 180 mm de curso, enquanto, no trem posterior, temos um amortecedor óleo-pneumático com bielas (progressividade variável).

Para reforçar o seu comportamento na terra, sem sacrificar um uso combinado em estrada, são empregues jantes de 19 e 17 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR, uma excelente escolha para essa utilização mista. As jantes são em liga leve com 10 braços na Voge 650DS e de raios na versão DSX.

Continuando com este elenco de componentes de alta qualidade, a Voge 500 DS confia o sistema de travagem à prestigiada marca japonesa Nissin. Na roda dianteira são empregues dois discos flutuantes de 298 mm com pinças de duplo pistão, enquanto na traseira se utiliza um disco de 240 mm com a correspondente pinça de pistão simples. Estes travões completam-se com um modulador ABS de dois canais independentes que, pensando no seu uso off-road, conta com um interruptor para o desligar, junto ao grupo de comutadores direito.

Também não podemos deixar de mencionar o painel de instrumentos, baseado num ecrã TFT a cores de grande tamanho com sensor crepuscular, que inverte automaticamente o fundo branco ou negro consoante a iluminação exterior. A informação que inclui é a mais completa da sua categoria, destacando-se a indicação de consumos, voltímetro, pressão dos pneus com alarme de esvaziamento, níveis gráficos da temperatura do líquido de refrigeração e do nível combustível, conta-rotações gráfico, relógio e ligação Bluetooth com o telemóvel, mostrando no ecrã as chamadas de entrada.

A Onetrón Motos, sociedade pertencente ao grupo Onex e responsável da Voge para Portugal e Espanha, pensa também na utilização aventureira da 650DS e DSX para viagens de longo curso, disponibilizando um conjunto de malas originais em alumínio de alta qualidade com os correspondentes suportes. A mala lateral esquerda protege a saída de escape e conta com uma capacidade de 29 litros, enquanto a direita aumenta até aos 37 litros e a top case conta com outros 33 litros. O conjunto de três malas em alumínio com os suportes correspondentes tem um preço de tabela de 1200 €, mas são disponibilizadas em promoção de lançamento por apenas 700 €.

A nova 650DS estará disponível nos pontos de venda a partir do próximo mês de julho a um preço de lançamento de 7.045€ para a versão DS (preço de tabela 7.395€), enquanto a variante DSX com jantes de raios será  comercializada por 7.345€ (7.695 € de tabela).

 

  650DS 650DSX
Tipo de quadro Multitubular Multitubular
Peso em ordem de marcha (kg) 219 219
Distância entre eixos (mm) 1485 1485
Altura do assento (mm) 820 820
Distância livre ao solo (mm)    
 Comprimento x largura x altura (mm) 2155 x 850 x 1390 2155 x 850 x 1390
 Ângulo da coluna de direção  (º) 27 27
 Trail (mm) ——– ——–
 Número de cilindros 1, DOHC 1, DOHC
 Diâmetro x curso (mm) 100 x 83 100 x 83
 Refrigeração Líquida Líquida
 Cilindrada (cc) 652 652
 Alimentação Injeção eletrónica Injeção eletrónica
Motor, distribuição Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas
 Taxa de compressão 11,5:1 11,5:1
 Potência máxima (cv/rpm) 47,5/6750 47,5/6750
 Velocidade máxima (km/h) 160 160
 Binário máximo (Nm/rpm) 60,0/5500 60,0/5500
 Emissões de Co2 (gr/km) 96 96
 Embraiagem Multidisco em banho de óleo Multidisco em banho de óleo
 Transmissão secundária Corrente Corrente
 Caixa de velocidades 5 velocidades: 5 velocidades:
 Relação total de caixa 1ª: 15,724   2ª: 10,007  3ª: 7,507 1ª: 15,724   2ª: 10,007  3ª: 7,507
  4ª: 5,976   5ª: 5,03   4ª: 5,976   5ª: 5,03  
 Sistema de arranque Elétrico Elétrico
 Roda dianteira Metzeler 110/80R19 M/C 59H, Jante de liga leve Pirelli 110/80R19 M/C 59H, Jante de raios
 Roda traseira Metzeler 150/70R17 M/C 69V, Jante de liga leve Pireli 150/70R17 M/C 69V, Jante de raios
 Suspensão dianteira Forquilha invertida de 41 mm, 179,5 mm de curso Forquilha invertida de 41 mm, 179,5 mm de curso
     
Suspensão traseira Amortecedor com bielas, 58 mm de curso Amortecedor com bielas, 58 mm de curso
     
 Travão dianteiro Nissin, duplo disco flutuante (298 mm), pinças de 2 pistões (ABS) Nissin, duplo disco flutuante (298 mm), pinças de 2 pistões (ABS)
 Travão traseiro Disco (240 mm), pinça de 1 pistão (ABS) Disco (240 mm), pinça de 1 pistão (ABS)
Depósito de combustível (L)/reserva 18 / — 18 / —
Consumo (L/100 km)    4,2 4,2
Sistema de ignição ECU ECU
Capacidade da bateria (V/Ah) 12V/12Ah, 350w 12V/12Ah, 350w
 Instrumentação Velocímetro digital Velocímetro digital
  Conta-quilómetros total e parcial digital Conta-quilómetros total e parcial digital
  Conta-rotações digital Conta-rotações digital
  Medidor de nível de gasolina digital Medidor de nível de gasolina digital
  Indicador de avaria de injeção Indicador de avaria de injeção
  Indicador de avaria do ABS Indicador de avaria do ABS
  Indicador de mudança engrenada Indicador de mudança engrenada
  Indicador de temperatura alta do motor Indicador de temperatura alta do motor
  Indicador de baixa pressão do óleo Indicador de baixa pressão do óleo
  Medidor de tensão da bateria Medidor de tensão da bateria
  Medidor de temperatura do motor Medidor de temperatura do motor
  Medidor de temperatura ambiente Medidor de temperatura ambiente
  Bluetooth Bluetooth
  Relógio Relógio
  Medidor de consumo médio Medidor de consumo médio
  Medidor de pressão dos pneus Medidor de pressão dos pneus
Equipamento Descanso lateral e central Descanso lateral e central
  Kit de ferramentas Kit de ferramentas
  Interruptor de sinais de luzes Interruptor de sinais de luzes
  Interruptor de descanso lateral Interruptor de descanso lateral
Interruptor de paragem de emergência Interruptor de paragem de emergência
Manete de travão regulável Manete de travão regulável
Iluminação Full LED Iluminação Full LED
Tomada USB Tomada USB
Grelha porta-bagagens traseira Grelha porta-bagagens traseira
Gancho para capacete sob o assento Gancho para capacete sob o assento
  ABS traseiro desconectável ABS traseiro desconectável
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
300DS
300 RALLY
525R
125R
525ACX
525AC
500AC
350AC
300ACX
300AC
SR4 Max T
SR1 ADV
SR1
ER10
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
300DS
300 RALLY
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
300DS
300 RALLY