Nova VOGE 525ACX – Lugar à nova geração

Há quase três anos, a Loncin lançava a nível mundial a sua marca Premium, a Voge, com duas famílias de modelos nas cilindradas de 300 (com 4 modelos) e 500 cc (2 modelos). Durante estes três anos, a gama Voge cresceu exponencialmente e, neste ano de 2023, terá lugar o “big bang” com uma onda de novas modelos, com os quais a Voge se estreará em novas cilindradas, e ainda no segmento das scooters elétricas inteligentes. Mas também terá em conta a renovação da gama atual, e é neste sentido que surge a nova plataforma 525, que irá atualizar a conhecida 500, e que terá como cartão de visita esta ‘neo-retro’ Scrambler VOGE 525 ACX.

As iniciais “AC” servem para classificar esta VOGE 525 ACX como “Advanced Classic”, a denominação adotada pela Voge para definir os modelos de estilo neo-retro, com designs inspirados no passado combinados com as mais recentes tecnologias.

A estética da 525 ACX conserva muitos elementos da atual 500 AC, tais como o musculado depósito com capacidade para 19 litros de combustível, ou o assento com dois níveis que delimitam os lugares do condutor e do passageiro, situando-se o do condutor a 840 mm do solo, mas com novas cores e um grafismo em que se destaca o número “525” junto ao “X”, que são as chaves da sua renovação.

De facto, acrescentar o “X” já havia sido empregue em outros modelos da gama Voge, indicando a utilização de jantes de raios cruzados em lugar dos elementos em liga leve. Esta alteração também tem associada novas medidas e tipos de pneus, com a jante dianteira a aumentar das 17 polegadas para 19’’, mantendo-se a traseira de 17’’, com o que se consegue um melhor comportamento em off-road, reforçado por novos pneus Metzeler Tourance Steel de desenho misto estrada-terra com secções de 110/80 e 150/70 e estrutura radial em aço, para conseguir uma maior rigidez a altas velocidades. Destaca-se ainda a utilização de um novo escape 2 em 1, que situa o silenciador numa posição muito mais elevada, para o salvaguardar dos típicos impactos a que se poderá ver submetido num uso trail. Todas estas modificações dão uma nova imagem “scrambler” ou de todo-o-terreno à 525 ACX.

Mas, sem dúvida, a principal alteração encontra-se no número 525, com que se identifica o novo motor. Este mantém o mesmo aspeto exterior, ligeiramente atualizado com o novo desenho das tampas do cárter, e a arquitetura de dois cilindros em linha com refrigeração líquida. As alterações encontram-se no seu interior, como as novas medidas “quadradas” de 68 mm de diâmetro e curso (antes de 67 x 66,8 mm), que dão como resultado um aumento de cilindrada, desde os 471 mm anteriores para os 494 cc, mais próximos dos 500 cc reais mas sem os ultrapassar, para não incorrer em impostos mais elevados (como é o caso do IUC). A nova mecânica conserva a dupla árvore de cames à cabeça (DOHC) com novos perfis, juntamente com quatro válvulas de maior diâmetro que facilitam uma melhor respiração do motor. O aumento de cilindrada também traz consigo uma remodelação da caixa de 6 velocidades, com um escalonamento adaptado à nova configuração.

Para a nova mecânica continua a confiar-se num sistema de injeção Bosch, com uma taxa de compressão aumentada de 10,7 para 11,5:1, que resulta numa potência máxima mantida no limite dos 35 kW (47,6 cv) para a carta A2, a um regime de 8.500 rotações, enquanto a curva de binário é muito mais plana, com um valor máximo de 44,5 Nm, conseguindo-se uma entrega mais suave. Por último, destaque-se que, com a nova mecânica KE525, a Voge conseguiu melhorar ainda mais o respeito pelo meio ambiente, registando o novo modelo nos testes de homologação Euro 5 com emissões de CO2 de 88 gramas por quilómetro, face às 95 gramas por quilómetro da 500 AC.

Note-se que o grupo propulsor anterior, também fabricado pela Voge-Loncin, equipava não só os modelos Voge 500 mas também os de outras marcas, enquanto o novo motor será de uso exclusivo para os modelos da Voge.

Quanto ao quadro, permanece fiel à estrutura multitubular perimetral em aço com sub-quadro aparafusado. O motor é um elemento estrutural da sua constituição, fechando-se o duplo berço por seu intermédio. A sua geometria altera-se ligeiramente, com o aumento do ângulo da coluna de direção para 27º (antes 26º), mantendo-se a distância entre eixos de 1.450 mm.

As suspensões também foram objeto de melhoria, dispondo o trem dianteiro de uma forquilha invertida assinada pela Kayaba, com bainhas de 41 mm de secção, cujo curso aumentou dos 128 mm anteriores para os 151 mm,  beneficiando a sua utilização em pistas florestais, bem como o conforto de condutor e passageiro em longas tiradas por estradas secundárias. O trem posterior também sofreu alterações, adotando agora um novo amortecedor com bielas que aumenta o seu curso de 57 para 64,5 mm.

No que respeita aos travões, a VOGE 525 ACX conserva os mesmos componentes da sua antecessora, com um espetacular duplo disco dianteiro flutuante de 298 mm de diâmetro, com pinças Nissin de duplo pistão, e um disco traseiro de 240 mm com pinça de pistão simples. A este equipamento junta-se um modulador ABS de duplo canal.

Novidade nesta 525 ACX é a instrumentação baseada num ecrã TFT totalmente a cores e de grande dimensão (7 polegadas), que reúne uma grande quantidade de informação e tem dois diferentes modos de visualização à escolha, cuja intensidade de brilho muda automaticamente em cada uma delas, segundo a intensidade da iluminação exterior, para não ofuscar o condutor. O painel de instrumentos inclui conectividade com o telemóvel do utilizador através de Bluetooth, informação em tempo real da pressão dos pneus com alarme para despressurização rápida e gestão de entrada de chamadas, mostrando-se no ecrã o número e o nome. Para manejar as diferentes funções do painel, incluem-se comandos específicos no grupo de comutadores esquerdo. Junto ao painel encontra-se uma tomada de corrente USB.

Quanto à iluminação, a VOGE 525ACX recorre à tecnologia LED em todos os seus elementos, com um farol circular que integra dois focos para as luzes de médios e máximos, entre segmentos horizontais para a luz de presença DRL. Atrás, o farolim cobre toda a franja posterior sob o assento do passageiro, com piscas em forma de “U” que, atrás, se fixam ao guarda-lamas traseiro junto à roda (fixo ao extremo esquerdo do braço oscilante em alumínio), e que também suporta a matrícula e a sua iluminação.

A nova VOGE 525 ACX já se encontra disponível em todos os pontos de venda VOGE, ao preço de lançamento de 6.695€ e nas cores prata mate e cinzento mate, com 5 anos de garantia.

 

Características técnicas

 

MOTOR
Tipo Bicilíndrico em linha, quatro tempos, refrigeração líquida, duas árvores de cames DOHC e quatro válvulas por cilindro
Diâmetro x curso 68×68 mm
Alimentação Injeção eletrónica Bosch
Cilindrada 494 cc
Taxa de compressão 11,5:1
Potência máxima 47,6 CV às 8.500 rpm
Binário máximo 44,5 Nm às 7.000 rpm
Emissões de CO2 88 g/km
Embraiagem Multidisco em banho de óleo
Caixa 6 velocidades
CICLÍSTICA
Quadro Multitubular perimetral em tubo de aço com sub-quadro traseiro
Suspensão dianteira Forquilha invertida de 41 mm. Curso de 151 mm
Suspensão traseira Monoamortecedor com bielas. Curso de 64,5 mm
Travão dianteiro Duplo disco flutuante de 298 mm com pinça de duplo pistão. ABS doble canal
Travão traseiro Disco de 240 mm com pinça de pistão simples. ABS doble canal
Pneu dianteiro 110/80-19’’ Metzeler Tourance steel
Pneu traseiro 150/70-17’’ Metzeler Tourance eteel
DIMENSÕES E PESO
Comprimento máximo 2.150 mm
Largura máxima 820 mm
Altura máxima 1.230 mm
Altura do assento 840 mm
Distância entre eixos 1.450 mm
Capacidade depósito de combustível 19,0 l
Peso em ordem de marcha 198 kg
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
300DS
300 RALLY
525R
125R
525ACX
525AC
500AC
350AC
300ACX
300AC
SR4 Max T
SR1 ADV
SR1
ER10
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
300DS
300 RALLY
900DSX
650DS
525DSX
500DSX
300DS
300 RALLY